// blog

A Roda Xamânica de Cura Na Arteterapia

_

Ana Luisa Baptista

A RODA XAMÂNICA DE CURA

Criador e ao seu redor, há um círculo interno de 7 pedras representando: a Mãe Terra, o Avô Sol, a Avó Lua, os 4 Clãs Elementares. Estes são os “seres” responsáveis pela fundação da vida, dando os ensinamentos para as estruturas básicas de todas as formas de vida.

O Círculo externo tem 16 pedras, sendo que 4 representam as 4 direções principais, honrando os Espíritos Guardiões de cada direção. Estas 4 pedras dividem o círculo em quadrantes, cada um contendo 3 pedras, que totalizam 12, representando as 12 Luas do ano, que ensinam sobre as estações, as etapas de cada dia, as etapas da vida.

Para completar, 4 raios de 3 pedras cada um, representando os Caminhos Espirituais que levam ao centro, trazendo as qualidades nos levam do cotidiano para o espaço sagrado do Criador.

Cada pedra tem seu propósito e abaixo de cada uma delas há um cristal enterrado, ancorando a energia referente aquele ponto da Roda.

Ao percorrer a Roda, busca-se perceber as oportunidades de crescimento que cada direção oferece e alinhá-las, conectando com as lições de cada totem. Pede-se, então, as orientações, permitindo
que estas se aproximem em sonhos ou visão. Após sentirmos a energia de todo círculo à nossa volta, chegamos ao nosso conhecimento interior.

A entrada na Roda é definida pela lunação em que nascemos. Este ponto de partida é a nossa primeira percepção da realidade.

O CÍRCULO PSICO-ENERGÉTICO
Criado por Anne Fraisse, o Círculo Psico-Energético tem suas bases na Roda Medicinal das tribos
indígenas da América do Norte e da América Central, integrado ao pensamento de C. G. Jung, sobre o Movimento Energético e as Funções Psíquicas.

Na roda busca-se estabelecer a auto-regulação psíquica e orgânica entre o ser doente e o mundo.

A doença é compreendida como uma desarmonia, de forma que o doente se coloca no centro da roda e é acolhido pelo círculo. Da troca energética entre o sujeito que está no centro e as demais pessoas que compõem o círculo, dá-se a cura. Ou seja, a harmonia é restabelecida, estando o
interior igual ao exterior.

Os nativos americanos reconhecem o círculo como o principal símbolo para o entendimento dos mistérios da vida. Observam que ele estava impresso em toda a natureza, de forma que cada
parte do universo físico e cada coisa viva na Terra é vista como tendo uma origem espiritual e mental. Assim, cada manifestação é entendida como um estado contínuo de mudança.

Tudo o que o poder do mundo faz, é feito num círculo. O céu é redondo e eu ouvi dizer que a Terra é redonda como uma bola, e as estrelas também. O vento em seu maior poder, rodopia. Os pássaros fazem seus ninhos em círculos. O sol se levanta e se põe novamente em círculo. A lua faz a mesma coisa, e ambos são redondos. Até as estações formam um grande círculo em suas mudanças, e sempre voltam novamente para onde estavam. A vida de um homem é um círculo da infância até a velhice, o mesmo acontecendo onde o poder se movimenta (NEIHARDT, 1832).

No simbolismo ancestral o círculo é o símbolo do espaço infinito, sem começo e sem fim.

Representa a eternidade e a totalidade, começando onde termina e terminando onde começa.

Dentro da Roda, sentimos o poder da cura em nossa mente e no nosso corpo, possibilitando um contato com as forças da natureza e do cosmo, levando-nos a uma harmonização interior e exterior com o meio ambiente. Encontrando nossa posição na roda, obtemos uma visão holística da vida, descobrimos nosso poder de cura, passamos a tomar o comando da nossa vida e a orientar conscientemente nossas ações e as opções que devemos seguir.

Na Roda Sagrada o girar do círculo natural da vida está imortalizado. Nela está o ciclo das
estações e a jornada da alma do homem que nasce, cresce, reproduz (frutifica) e ao término de
seu ciclo realiza “a Grande Viagem pela Estrada Azul do Espírito, saindo do círculo da vida
esperando um outro ciclo” (FRAISSE, 1997, 162).

RIO DE JANEIRO
Av. N. Sra. de Copacabana, 000 / 000.
Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
(021) 97242-2242

PARANÁ
Rua Padre Anchieta, 820 – Mercês
Curitiba, Paraná – PR
(041) 99804-5876

Incorporarte Espaço Terapêutico ® Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução de qualquer conteúdo deste website sem a expressa autorização dos organizadores.